menu

Blog

Portal E-fornecedor: solução agiliza o cadastro em licitações

por AZ Tecnologia em Gestão

O que é o portal E-fornecedor?

O portal E-fornecedor é uma plataforma online que estabelece um novo olhar para o relacionamento entre governo e o fornecedor. Ele facilita o acesso, permitindo o autocadastro e o envio de toda a documentação necessária online. Esse procedimento agiliza e dá maior rapidez na elaboração e na disponibilização do cadastro tanto para os fornecedores, quanto para os servidores da Coordenadoria de Cadastro de Fornecedor dos Órgãos Públicos.

Como era o cadastramento do fornecedor :

O modelo anterior de cadastramento pelo fornecedor trazia uma série de dificuldades que foram resolvidas com o novo portal:

  • Dificuldade na validação de certidões em cada órgão emissor;
  • Alto volume de papel para imprimir e armazenar;
  • Muita informação para cadastrar, acarretando em falhas de digitação;
  • Ausência de histórico do fornecedor;
  • Controle e Comunicação feitos de forma manual.

Como está hoje com o Portal E-fornecedor:

A nova versão mantêm um cadastro completo de empresas fornecedoras e controla eletronicamente documentos, certidões e prazos de validade. Também permite a certificação de empresas para participação de pregões eletrônicos e outras modalidades de compras. Gera histórico de penalidades das empresas, relatórios e atas, disponibiliza informações para os demais módulos internos, além dos documentos entregues pelo sistema. Tudo isso de forma eletrônica.

O fornecedor cadastrado recebe também, e-mail de todos os editais e compras publicadas para sua área de atuação.  Ele terá acesso as suas certidões, poderá acompanhar as datas de vencimentos, fazer as atualizações, terá acesso aos resultados dos Pregões, enfim, uma área onde ele visitará com frequência.

Portal E-fornecedor

O Órgão Público publica nesse mesmo portal, suas pesquisas de preços, solicitações de orçamentos, otimizando, assim, as respostas as suas pesquisas.

Com todas essas facilidades, não será necessário o fornecedor se deslocar até o órgão para as atividades rotineiras, como era a prática anterior.

Confira mais funcionalidades do Portal E-fornecedor:

  • Cadastro pessoas físicas, jurídicas e empresas estrangeiras;
  • Validação de consistência dos dados de CPF e CNPJ com a Receita Federal, através de convênio entre o Órgão e a Receita Federal;
  • Validação de dados de endereços e CEPs com o Correio;
  • Atualização automática de certidões do fornecedor, INSS, FGTS, Tributos Estaduais; através de Convênios entre o Órgão e Entidades emissoras das certidões ;
  • Armazenamento da documentação digital com histórico;
  • Eliminação de arquivos físicos;
  • Customização da aparência (temas) e idioma padrão.

O Portal E-fornecedor é uma solução online que estabelece um novo olhar para o relacionamento entre governo e o fornecedor, desenvolvida em parceria com a AZ Tecnologia em Gestão, empresa especializada em desenvolver softwares para a Gestão Pública. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores! 

e-fornecedor

Por Sueley Barros Sorato

Quer uma empresa que entende a necessidade do setor público? Fale com a AZ Tecnologia em Gestão. Fale com um consultor

Feito por Santa Fé/FALOMI