menu

Blog

Gestor de contratos: 11 benefícios que fazem do SIGA o melhor

por AZ Tecnologia em Gestão

Por Kátia Centurion e equipe SIGA –  O sistema gestor de contratos faz parte de um dos componentes do SIGA (Sistemas Integrados Gestão Administrativa). Além de armazenar dados importantes de contratos administrativos, o sistema também realiza três grandes operações:

  1. Cadastro de informações básicas dos instrumentos contratuais previstos na lei 8.666 e geração do documento a ser assinado.
  2. Integração com o módulo SIGA – COMPRAS permitindo troca de informações do processo para o contrato.
  3. Controle de saldos permitindo a previsibilidade de despesas, através de cronogramas físico e financeiro, e o comparativo com as execuções física e financeira, realizadas através do registro de atestos, liquidações e pagamentos.

O cadastro das informações permite que se construam relatórios gerenciais para acompanhamento.

Gestor de Contratos
Gestor de contratos

Após o encerramento ou dispensa de licitação, quando já há a decisão de fornecedores, o sistema de contrato realiza a importação das informações da compra. Assim é possível elaborar os devidos instrumentos contratuais.

Entre as informações importadas estão:

  1. Dados básicos do processo (objeto, modalidade e fornecedores vencedores)
  2. Minuta contratual prevista no edital (somente no caso das licitações)
  3. Informações dos itens que fizeram parte da compra, com as informações de quantidade e valores adjudicados.

É importante frisar que a importação ocorre tanto para licitações quanto para a despesa das mesmas. Ela tem por objetivo encerrar o ciclo pertinente ao sistema de compras e iniciar, a partir de contratos, o controle dos saldos. Os valores dos itens ou serviços prestados são descontados da quantidade total contratada. O processo é feito por meio do registro de documentos que comprovam as operações.

A próxima etapa é a integração das informações das execuções físicas e as financeiras referentes ao contrato.

Benefícios

Uma vez que o contrato já possui o registro de documentos fiscais, é possível relacioná-los com a autorização de fornecimento. Assim, a partir da rastreabilidade das informações, identifica-se, a partir do processo de compra, quais foram:

– Os instrumentos contratuais gerados.

-Os recursos orçamentários utilizados (dotações e empenhos).

– As autorizações de fornecimento.

– Os documentos ficais.

– As liquidações e os pagamentos.

Além do controle de saldo, outras informações importantes são registradas no sistema de contratos, como possíveis alterações. Ao realizar acréscimos ou supressões nas quantidades contratadas, o sistema automaticamente já atualiza o saldo contratual.

Por meio de um cronograma do gestor de contratos SIGA também é possível realizar o planejamento das execuções física e financeira. Essa funcionalidade permite uma melhor previsibilidade das despesas contratuais, orientando os gestores a uma melhor administração dos contratos com comparativos de planejamento e execução.

Tags:

Quer uma empresa que entende a necessidade do setor público? Fale com a AZ Tecnologia em Gestão. Fale com um consultor

Feito por Santa Fé/FALOMI