Voltar
Notícias

Planejamento de Compras Públicas: conheça sua importância

11/maio/2017

Renata Vilhena explica a importância do planejamento de compras públicas para a adequação de prazos. Confira tudo sobre o assunto.

Planejamento de Compras Públicas: Em entrevista ao canal Governança em Foco, um oferecimento da AZ Tecnologia e Gestão, a consultora em Gestão Pública Renata Vilhena explica a importância do planejamento de compras públicas para a adequação de prazos, principalmente, entre o governo e microempreendedores.

Planejamento de Compras Públicas

Consultora em Gestão Pública – Renata Vilhena

Planejamento de Compras Públicas

A área de compras é a segunda maior em questão de despesas em gestão pública. É também vista como principal instrumento de avaliação de qualidade do gasto. “É como se fosse o coração de todo o governo, depois das pessoas. São os insumos que requeremos. Então a gente tem que comprar bem, gastando bem os poucos recursos que existem hoje na área pública”, explica.

Para auxiliar o processo de gestão, existem hoje instrumentos metodológicos que permitem o bom planejamento de compras públicas. Renata explica que, com uma elaboração prévia de um orçamento que será gasto, dos insumos que serão necessários e da época em que a compra será realizada, é possível conciliar prazos com o mercado fornecedor. “Eu chamo todo o mercado, principalmente micro e pequenos produtores. E aí então eles já se programam para vender para o governo”, diz.

Segundo ela, esta é uma forma de fomentar a participação de micro e pequenas empresas nas compras públicas, o que é uma obrigação constitucional. Entre os benefícios concedidos pela legislação atual, há a possibilidade de trabalhar em consórcio com registro de preços.

Assim, a partir do momento em que esta categoria de fornecedores consegue se utilizar do poder de compras do Estado, há o fomento do mercado local e a criação de riqueza na própria região.

No entanto, a consultora em Gestão Pública explica que o processo de planejamento de compras públicas não é algo presente em todo o Brasil. “É mais recente. Não conheço município que já trabalha com planejamento de compras. Mas, cada vez mais se percebe essa curiosidade e necessidades dos estados e municípios o fazerem”, defende.

 

Confira mais novidades do mercado

SIGA – A Contribuição para a Gestão Pública Eficiente no Amapá

Maximizando Eficiência e Transparência: A Jornada do SIGA e a Contribuição com o sucesso na Gestão Pública Eficiente no Amapá No coração da administração pública, onde a eficiência e a transparência são mais do que objetivos – são imperativos –, a Solução Integrada de Gestão […] […]

Dicas 24/jan/2024

Conquiste a conformidade total com a Lei de Licitações 14.133/2021! Descubra o SIGA 4.0, a solução definitiva para atender todas as exigências legais com eficiência e tranquilidade

Modernização e Transparência nas Licitações: Desvendando o Potencial do novo Módulo de Compras Públicas do SIGA No atual cenário de transformação digital e legislativa no setor público, a eficiência e transparência nas licitações são cruciais. Com a implementação da Lei 14.133/2021, prevista para 02/01/2024, os […] […]

Notícias 01/jan/2024

Comprometimento, proximidade, entendimento e flexibilidade.
Vem pro time AZ.

Esses são somente alguns dos adjetivos da forma que nossos clientes enxergam nossa solução. Conte com quem entende sobre legislação, sistema e gestão. Venha para AZ.

Trabalhe com a gente