Por Sueley Barros Sorato – O Catálogo de Materiais e Serviços tem objetivo de estabelecer e manter um sistema uniforme de identificação, codificação e catalogação para todos os materiais movimentados durante o processo de compras governamentais.
Ele foi categorizado de acordo com o padrão Supply Classification, um padrão criado e desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. O Catálogo de Materiais de Serviços também obedece ao Padrão Descritivo de Materiais – PDM. Este confere o regramento para criação do material e de um guia para os respectivos itens, de forma padronizada.
Cada estrutura de PDM é composta por um conjunto de características obrigatórias e complementares. Elas são suficientes para identificar e descrever um material e individualizar seus itens. Esse padrão evita a duplicidade de itens numa pesquisa, facilitando a cotação de preços dos produtos e serviços, otimizando as compras governamentais. O Catálogo de Materiais de Serviços divide as categorias em quatro níveis. São elas: grupo, classe, material e item material/serviço.
A identificação dos itens deixa de ser uma mera informação textual, passando a ser guiada por um conjunto de características padrão pré definidas.
A apresentação do Catálogo de Materiais e Serviços foi realizada durante o X Consad. O Congresso de Gestão Pública aconteceu nos dias 5,6 e 7 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
O Catálogo de Materiais de Serviços é uma solução desenvolvida em parceria com a AZ Tecnologia em Gestão, empresa especializada em desenvolver softwares para a Gestão Pública. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores!