Voltar
Notícias

Catálogo de Materiais e Serviços otimiza as Compras Governamentais

27/jul/2017

Por Sueley Barros Sorato – O Catálogo de Materiais e Serviços tem objetivo de estabelecer e manter um sistema uniforme de identificação, codificação e catalogação para todos os materiais movimentados durante o processo de compras governamentais.

Ele foi categorizado de acordo com o padrão Supply Classification, um padrão criado e desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. O Catálogo de Materiais de Serviços também obedece ao Padrão Descritivo de Materiais – PDM. Este confere o regramento para criação do material e de um guia para os respectivos itens, de forma padronizada.

Cada estrutura de PDM é composta por um conjunto de características obrigatórias e complementares. Elas são suficientes para identificar e descrever um material e individualizar seus itens. Esse padrão evita a duplicidade de itens numa pesquisa, facilitando a cotação de preços dos produtos e serviços, otimizando as compras governamentais. O Catálogo de Materiais de Serviços divide as categorias em quatro níveis. São elas: grupo, classe, material e item material/serviço.

A identificação dos itens deixa de ser uma mera informação textual, passando a ser guiada por um conjunto de características padrão pré definidas.

Objetivo maior do Catálogo de Materiais e Serviços:

  • Gerar qualidade nas Especificações;
  • Facilitar a cotação de preços nos itens
  • Otimizar as Compras Governamentais.

Benefícios:

  • Pesquisas mais ágeis e eficientes;
  • Processo de criação intuitivo;
  • Uniformização na identificação, reduzindo erros na pesquisa;
  • Correlação com as classificações orçamentárias;
  • Fluxo de trabalho, versionamento e melhoria contínua.

A apresentação do Catálogo de Materiais e Serviços foi realizada durante o X Consad. O Congresso de Gestão Pública aconteceu nos dias 5,6 e 7 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O Catálogo de Materiais de Serviços é uma solução desenvolvida em parceria com a AZ Tecnologia em Gestão, empresa especializada em desenvolver softwares para a Gestão Pública. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores! 

Confira mais novidades do mercado

SIGA – A Contribuição para a Gestão Pública Eficiente no Amapá

Maximizando Eficiência e Transparência: A Jornada do SIGA e a Contribuição com o sucesso na Gestão Pública Eficiente no Amapá No coração da administração pública, onde a eficiência e a transparência são mais do que objetivos – são imperativos –, a Solução Integrada de Gestão […] […]

Dicas 24/jan/2024

Conquiste a conformidade total com a Lei de Licitações 14.133/2021! Descubra o SIGA 4.0, a solução definitiva para atender todas as exigências legais com eficiência e tranquilidade

Modernização e Transparência nas Licitações: Desvendando o Potencial do novo Módulo de Compras Públicas do SIGA No atual cenário de transformação digital e legislativa no setor público, a eficiência e transparência nas licitações são cruciais. Com a implementação da Lei 14.133/2021, prevista para 02/01/2024, os […] […]

Notícias 01/jan/2024

Comprometimento, proximidade, entendimento e flexibilidade.
Vem pro time AZ.

Esses são somente alguns dos adjetivos da forma que nossos clientes enxergam nossa solução. Conte com quem entende sobre legislação, sistema e gestão. Venha para AZ.

Trabalhe com a gente