Para gerar eficiência nas compras públicas da administração adotando um modelo de gestão por processo, com banco padronizado de catálogos de materiais/serviços, agilidade em pesquisas de preços com banco gerado pelas últimas compras e pesquisas praticadas, promoção de ampla participação de interessados em firmar contratos com governo e maior concorrência entre os participantes, gerando economia à administração, o SIGA conta com o módulo de Gestão de Compras Públicas.
Gestão de Compras Públicas possui como principais funcionalidades:
- Gestão do plano de compras governamental;
- Gestão das compras diretas e de todas as modalidades de licitações como convite, concorrência, tomada de preço, pregão eletrônico e pregão presencial;
- Padronização dos catálogos de materiais e serviços;
- Gestão de Fornecedores (E-Fornecedor);
- Banco de preço formado através dos históricos de aquisições, pesquisas de preço e ata de registro de preço;
- Mapa comparativo gerado automaticamente a partir das cotações das pesquisas de preço e/ou do banco de preços para obtenção do valor de referência;
- Gerenciamento de todo o procedimento de registro de preço desde a previsão de consumo, licitação e geração automática dos itens da ata, bem como controle do estoque dos itens da ata e adesão dos itens;
- Controle do trâmite dos processos com histórico dos procedimentos realizados;
- Suporte a vários pregões simultâneos;
- Pregão Eletrônico avaliado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento;
- Aderente às Leis 8.666, 10.520/02, 123/06, 147/14;
- Assinatura digital de documentos;
- Indicadores e relatórios gerenciais de Compras (BI);